sexta-feira, 19 de junho de 2009

Questões citadas em sala


O que é parágrafo?
É uma unidade de discurso construída por uma sequência de frases organizadas em um ou mais períodos.

Como me utilizar de vírgulas?
A vírgula deve ser usada para separar sujeitos, verbos, complementos ou circunstancias que não estejam ligadas por conjunção.

Como me utilizar de ponto?
É utilizado na finalização de frases declarativas ou imperativas. Também é utilizado em abreviaturas.
Como me utilizar de ponto e vírgula?
O ponto e vírgula indica uma pausa mais longa que a vírgula, porém mais breve que o ponto final. Empregadas em: itens de uma enumeração, aumento da pausa antes de conjunções adversativas – mas, porém, contudo, todavia -, e substituir a vírgula.

O que é aposto?
É uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo.

O que é adjunto adverbial deslocado?
É um termo da oração que se liga ao verbo, ao adjetivo ou ao advérbio.

O que é morfologia; sintaxe; fonética?
Morfologia é o estudo da estrutura, da formação e da classificação das palavras. Sintaxe é a parte da lingüística que estuda a disposição das palavras na frase e da frase no discurso, bem como a relação lógica das frases entre si. Fonética estuda os sons emitidos pelos seres humanos para efetivar a comunicação.

Há erro em: “Isto é para mim fazer?”?
Quando tem verbo no final da frase o certo é usar “eu”. “Mim” nunca deve estar no meio da frase e sim no final.

O que é “nome” em gramática?
Um nome é qualquer palavra passível de sofrer um tipo de declinação denominado flexão nominal.

O que é pronome?
Pronome é classe de palavra que acompanha ou representa o substantivo, serve para apontar uma das três pessoas do discurso ou situá-lo no espaço e no tempo.

Para que serve os pronomes do caso reto e do caso obliquo?
Pronome pessoal do caso reto é aquele que, na sentença, exerce a função de sujeito. Pronome pessoal do caso oblíquo é aquele que, na sentença, exerce a função de complemento verbal, ou seja, objeto direto ou objeto indireto.

O que é gramática prescritiva?
As gramáticas prescritivas ou normativas são manuais que ditam as regras lingüísticas da variedade-padrão de uma língua.

O que é gramática descritiva?
A gramática descritiva é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada, a despeito do que a gramática normativa prescreve como "correta”.

O que é projeto NURC?
Norma Urbana Culta, que tem como objetivo de documentar e descrever a norma objetiva do português culto falado em cinco capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

O que é em gramática, figura de linguagem?
Figuras de linguagem são estratégias literárias que um escritor pode aplicar em determinado texto com o objetivo de fazer um efeito determinado na interpretação do leitor, são formas de expressão que caracterizam formas globais no texto.

O que é metáfora?
Metáfora é uma figura de estilo , em que há a substituição de um termo por outro, criando-se uma dualidade de significado.

O que é símile?
Retórica Comparação ou confronto que se estabelece entre dois seres ou fatos em que o espírito percebe alguma relação de similaridade; comparação.

O que é aliteração?
Aliteração é uma figura de linguagem que consiste em repetir sons de vogais verso ou numa frase, especialmente as sílabas tônicas.

O que é assonância?
Repetição dos mesmos sons vocálicos, em situação de sílaba tónica.

O que é onomatopéia?
Onomatopéia é uma figura de linguagem na qual se imita um som com um fonema ou palavra.

O que é paráfrase?
Paráfrase consiste em, reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto.

O que é parodia?
A Paródia é uma imitação, na maioria das vezes cômica, de uma composição literária, sendo portanto, uma imitação que geralmente possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche.





Nenhum comentário:

Postar um comentário