sexta-feira, 19 de junho de 2009

~ NURC - Norma Urbana Culta.

cFundação
O Projeto da Norma Lingüística Urbana Culta foi criado, em âmbito nacional, em 1969, com a indicação dos coordenadores para as cinco cidades em que se desenvolveria o projeto, selecionadas de acordo com os seguintes critérios: ter pelo menos um milhão de habitantes e estratificação social suficiente para atender às exigências do projeto. A coordenação do projeto no Recife coube ao professor José Brasileiro Tenório Vilanova, titular de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Pernambuco. No Recife, os trabalhos começaram oficialmente em 1971, com a seguinte equipe: Amara Cristina de Barros e Silva Botelho, Adair Pimentel Palácio, Edileuza dos Santos Dourado, Eneida Martins de Oliveira, Glécia Benvindo Cruz, José Ricardo Paes Barreto, Maria Núbia da Câmara Borges e Maria da Piedade Moreira de Sá. O Projeto NURC se insere na linha de pesquisa “Análise Sócio-Pragmática do Discurso, do PPGLetras.

Objetivo
O Projeto de Estudo da Norma Lingüística Urbana Culta (Projeto NURC) tinha inicialmente o objetivo de documentar e descrever a norma objetiva do português culto falado em cinco capitais brasileiras: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A partir de 1985, considerando as novas tendências de análise lingüística, ampliou-se o escopo do projeto, no sentido de abraçar outros aspectos, tais como: análise da conversação, análise da narrativa, análise sócio-pragmática do discurso e outros.

Infraestrutura
O NURC-RE funciona numa sala ampla, situada no prédio do Centro de Artes e Comunicação (CAC) com um pequeno acervo de livros, teses e dissertações, uma bancada com dois computadores ligados à internet e uma impressora multifuncional, além de dois gravadores de rolo (já bastante antigos). Possui um ambiente para reuniões de pesquisa e três pequenas salas para os pesquisadores. Embora modestos, os recursos são suficientes para que se possa ir levando adiante a pesquisa.

Pesquisadores atuais
•Ana Maria de Araújo Lima
•Dóris de Arruda Carneiro da Cunha
• Maria da Piedade Moreira de Sá
•Miguel José Alves de Oliveira Junior
•Rose Mary do Nascimento Fraga

Participação Discente (em fluxo contínuo)
Duas bolsistas de Iniciação Científica.

Repercussões

• Produção científica:
O NURC-RE já produziu grande número de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em anais de congresso, em livros e revistas científicas. O material coletado pelo Projeto tem sido utilizado em aulas da graduação e da pós-graduação em Letras. Já foram publicados dois volumes contendo amostras de entrevistas do tipo DID (diálogo entre informante e documentador), volume 1 e do tipo EF (elocução formal: aulas, palestras, etc.) volume 2. Essas publicações, bem como os registros sonoros fazem parte, atualmente, do acervo de algumas bibliotecas brasileiras e estrangeiras. O acervo do Projeto NURC-RE consta de 346 inquéritos, 417 informantes e aproximadamente 290 horas de gravação. Por fim, o material que constitui o acervo do NURC já serviu de corpus a teses de doutorado e dissertações de mestrado.

• Formação de Recursos Humanos
Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Projeto, sobretudo nos primeiros anos da pesquisa, para a concessão de bolsas pela PROPESQ e pelo CNPq, os bolsistas de aperfeiçoamento e de iniciação científica que já trabalharam no NURC-RE somam um total de aproximadamente 60 pesquisadores-estagiários, dos quais grande parte continuou seus estudos de pós-graduação em universidades brasileiras ou estrangeiras. Temos atualmente cinco ex-bolsistas doutores e quinze mestres, dos quais alguns já se encontram cursando o doutorado.

Principais Linhas de Pesquisa

1. Análise da Narrativa: estudo de narrativas inseridas na conversação (entrevistas), sob diferentes aspectos, tais como: organização interna, características e função, com especial atenção ao papel desempenhado pela avaliação, na terminologia de Labov. Observa-se como as narrativa se vinculam à ou se encaixam na conversação.

2. Análise Crítica do Discurso: Estudo dos aspectos discursivos e ideológicos presentes nas entrevistas (DID, D2, EF). São considerados também os aspectos argumentativos e pragmáticos, a intertextualidade e a organização interacional e sintática.

3. A metalinguagem na conversação: análise dos aspectos formais, discursivos, culturais e ideológicos da conversação. A metalinguagem será estudada como uma manifestação de intertextualidade, o que alarga o campo de abrangência do fenômeno e amplia o espectro de possibilidades de suas realizações e funções.

4. Relações intra-oracionais na conversação. Análise das funções textual-discursivas desempenhadas pela combinação das orações, no texto conversacional.

Projetos individuais em andamento
A metalinguagem na conversação: aspectos discursivos (Sá)
Aspectos pragmático-discursivos da narrativa (Sá)
A metalinguagem na conversação: aspectos formais (Lima)
A metalinguagem na conversação: aspectos ideológicos e culturais (Fraga)

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